Quantidade de Páginas visitadas

Plano de Ação 2008

PLANO DE AÇÃO DO ESTABELECIMENTO

ESCOLA ESTADUAL VICENTE MACHADO ENSINO FUNDAMENTAL

SÃO PEDRO DO IVAÍ – PR – NRE.: IVAIPORÃ

TÓPICOS DISCUTIDOS

PROBLEMAS LEVANTADOS

AÇÕES DA ESCOLA EM 2008

PERÍODO

RESPONSÁVEL

1. Projeto Político-Pedagógico

  • Falta de tempo para atualização;

  • Grande número de exemplares encaminhadas ao NRE sem utilização;

  • Correção do PPP.

     

  • Criar espaço-tempo alternado para atualizações;

  • Encaminhamento do PPP cópia necessária;

  • Sugere-se ao NRE que uma pessoa da Equipe de Ensino seja responsável por um (1) município;

  • As correções realizadas devem ser mais centradas no aspecto pedagógico.

ano todo

Direção, equipe pedagógica e professores, funcionários

2. Regimento Escolar

  • Falta de tempo para conhecimento discussão e autonomia ou reelaboração dos itens possíveis.

  • O regimento ficará disponível na Biblioteca, Secretaria e Sala dos Professores

ano todo

Direção, equipe pedagógica e professores, funcionários

3. Instâncias Colegiadas: Grêmio Estudantil/APMF/Conselho Escolar/Auto Defensor/APAF

  • Falta do Grêmio Estudantil

  • Formação do Grêmio estudantil após eleição de representantes de turmas;

  • Divulgação do que é um Grêmio estudantil suas responsabilidades e possíveis ações a serem planejadas;

  • Participação da APMF e Conselho Escolar.

ano todo

Direção, Equipe, Professores, Pais, Alunos, Comunidade

4. Entidades Externas

  • Atribuições de tarefas para as escolas sem consulta de suas possibilidades de execução

  • Execução de tarefas que não prejudiquem o pedagogo da escola;

  • Promover maior integração entre entidades e escola

ano todo

Direção, equipe pedagógica e professores, funcionários

5. Planejamento Participativo

  • Dificuldade de colocar em prática o planejamento elaborado

  • Procurar adequar a teoria x prática as situações imprevistas



6. Cumprimento do calendário escolar em dias letivos e hora aula

  • Falta de professores por:

  • Curso de Capacitação

  • atestados médicos

  • fatores particulares

  • Reposição de Aula

  • Atividades complementares

ano todo

todos

7. Relação escola/comunidade

  • Comunidade pouco presente na escola

  • Reuniões;

  • Palestrar;

  • Atividades culturais e esportivas.

ano todo

todos

8. Proposta Pedagógica Curricular/Plano de trabalho docente

  • Falta envolvimento por todos (distância entre o discurso e a prática)

  • Promover estudos, pesquisas nas horas atividades;

  • Estimular o professor na participação de grupos de estudos;

  • Solicitação do NRE

ano todo

Direção, equipe pedagógica e professores, funcionários

9. Avaliação Escolar

  • Uso de diferentes critérios de professor para professor.

  • Exigir o cumprimento das normas de avaliação do regimento escolar;

  • Orientação para uso de diferentes metodologias de avaliação.

ano todo

Equipe pedagógica, professores, alunos e pais

10. Conselho de Classe

  • Centrado no levantamento de notas, dificuldades apresentadas pelos alunos.

  • Organização do Conselho de Classe:

  • Envolver de forma indireta alunos e família;

  • Realização de pré-conselho;

  • avaliação do trabalho pedagógico e busca de soluções para os problemas destacados.

bimestral

todos

11. Hora Atividade

  • Dificuldade de organização do horário para professores da mesma área se reunirem.

     

  • Organizar o horário segundo instruções da SEED

ano todo

Equipe pedagógica e professores


12. Recuperação de Estudos


  • Tempo para atendimento individualizado do aluno

  • Sugestões de uso de metodologias diferentes de ensino;

  • Organização de grupos de estudos com alunos reprovados de turmas.

ano todo

Equipe pedagógica professores alunos e pais.

13. Sala de Apoio e Recursos

  • Participação de alunos que realmente precisam

  • Conscientização, reunião de pais

ano todo

Equipe pedagógica professores alunos e pais.

14. Registro e acompanhamento de alunos inclusos

  • Falta de conhecimento na área especifica;

  • Falta de estrutura física e material

  • Cursos específicos;

  • Solicitação de verbas aos órgão competentes.

ano todo

Equipe pedagógica professores

15. Reuniões pedagógicas/Semanas pedagógicas

  • Reuniões pedagógicas nos finais de semana

  • Realização das reuniões conforme calendário escolar

conforme calendário

Direção, equipe pedagógica professores, funcionários

16. Enfrentamento à evasão

  • Falta de comprometimento familiar

  • Reunião com os pais;

  • Orientação aos alunos e pais;

  • Visitas às escolas;

  • Preenchimento das fichas do FICA e encaminhamento

ano todo

todos

17. Jornadas Pedagógicas

  • Conteúdos estudados muitas reflexões sem soluções.

  • Participar das jornadas com objetivo principal de encontrar alternativas de ações para resolver os problemas.

Conforme NRE

Equipe pedagógica

18. Grupos de estudos

  • Falta de estímulo para a participação e formação dos grupos;

  • O grupo sem liberdade para escolher o melhor dia e horário para realizar os estudos.

  • Estimular a formação de grupos de estudos;

  • solicitar a SEED autonomia de escolha de dia, horário para os encontros.

Conforme NRE

Professores

19. DEB itinerante

  • não realizado

  •  



20. Simpósios/ Seminários/Encontros/Cursos



  • Dificuldade de transporte;

  • Ausência dos professores na escola para atendimento de turmas;

  • Eventos que nem sempre são conciliados às horas atividades.

  • Procurar parceria com o município para o transporte;

  • Seguir as orientações do NRE.

     


Conforme oferta




Direção, equipe pedagógica professores, funcionários




21. PDE/GTR

  • Informações que chegam em cima da hora para a execução das atividades;

  • Substituição dos professores do PDE

  • Seguir determinações da SEED;

  • Justificar à comunidade as possíveis faltas de professores.

ano todo

Professores

22. Produção de material (folhas/OAC)

  • Falta conhecimento e incentivo para participação

  • Incentivo à participação

ano todo

Professores

23. Projetos específicos da escola

  • Falta de recursos humanos e financeiros

  • Parceria com a comunidade e órgãos públicos

ano todo

Todos

24. Semana cultural e esportiva

  • Organização, falta de recursos financeiros e falta envolvimento de todos.

  • Organizar e envolver todos os professores e funcionários;

  • Utilizar os recursos disponíveis da escola.

Conforme Calendário

Todos

25. Programas institucionais da SEED: FERA/ComCiência/JOCOPs/ CELEM

  • Tempo para planejamento e execução das tarefas em período contrário às aulas;

  • Maior envolvimento dos professores.

  • Estimular a participação de todos nos eventos conforme os recursos disponíveis.

Conforme Calendário

Todos

26. Educação do Campo

  • Falta de valorização do trabalho do campo;

  • Pouco uso dos conhecimentos do Homem do campo nas atividades escolares

  • Resgate aos valores do homem do campo;

  • Elaboração de projetos da Educação do Campo

ano todo

Todos

27. Desafios educacionais contemporâneos: educação ambiental, sexualidade, enfrentamento à violência nas escolas, prevenção ao uso indevido de drogas, educação fiscal, História e Cultura Afro-brasileira e africana.

  • Dificuldades de desenvolver trabalho interdisciplinar e parcerias com a comunidade.




  • Orientação;

  • Palestras;

  • Inclusão dos temas nas propostas curriculares.




ano todo



todos

28. Materiais ambientais didáticos-pedagógicos: laboratório de Ciências e de informática/Tv Paulo Freire, Tv Pendrive, acervo da biblioteca, livro didático público.

  • Falta dos recursos materiais para implantação dos ambientes

  • Aguardar os materiais;

  • Equipamentos para sua utilização;

  • Participar de oficinas ofertadas pelo NRE

A partir das orientações recebidas do NRE

todos

29. Recursos financeiros:Fundo Rotativo e PDDE

  • Verbas insuficientes

  • Solicitação de verbas necessárias aos órgãos responsáveis.

De acordo com datas previstas

Diretor, Conselho Escolar e APMF







Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito